Top Menu

Drop Down MenusCSS Drop Down MenuPure CSS Dropdown Menu
DEVOCIONAL



A ESSÊNCIA DA AMIZADE.

Considero que a amizade é a vértice de um triângulo imaginário que representa a necessidade de amor que todo ser humano criado por Deus necessita receber. Sendo um triângulo, ele tem três pontas. Vejamos então os três tipos de amor que o Homem criado por Deus precisa receber:


Amor Ágape: É o amor mais sublime, puro e incondicional que existe. É o amor de Deus por nós. O sentimento maior no mundo, que fez com que em sua infinita misericórdia o Senhor enviasse seu único filho para morrer em uma cruz, levando sobre si os meus pecados e os seus pecados.

Amor Eros: É o amor entre um homem e uma mulher. O amor carnal, erótico, da atração, que envolve o desejo e a conquista. 

E por último, porém não menos importante o Amor Fileo: Representado pela amizade, o amor fileo retribui amor na medida em que recebe amor. Como podemos ver, as amizades fazem parte dos planos de Deus para nossas vidas. Um homem ou uma mulher sem amizade não é completo afetivamente. Porém, como sabemos, nem toda amizade é boa. Tenho certeza que você já teve a triste experiência de uma amizade frustrada, onde talvez você tenha depositado muita esperança no sucesso desse relacionamento e no final percebeu que foi em vão.

A Bíblia nos cerca de grandes exemplos de amizades, porém hoje gostaria de compartilhar com você alguns sinais de uma boa amizade levando em consideração o relacionamento de Davi e Jônatas. 

1 A Amizade não é movida por interesses (Leia 1ª Samuel 20:30-34)

O bom amigo não está se importando com aquilo que você tem, qual o seu emprego, onde você estuda, o carro que tem ou os lugares badalados que costuma frequentar, muito menos com aquilo que você pode oferecer a ele. O bom amigo está interessado em você! Em te ajudar no que for preciso, em estar junto contigo mesmo que seja para tomar um picolé na esquina. Jonatas agiu assim. O pai de Jonatas era Saul e ele seria o herdeiro natural do trono após a morte de seu pai. Mesmo sabendo que o posto de rei seria por direito seu, Jonatas prefere fazer a vontade de Deus e reconhece que o próximo rei de Israel deveria ser Davi, mesmo que para isso ele tivesse que ir contra os desejos errados de Saul. A amizade de Jonatas e Davi foi colocada a frente de qualquer outro interesse possível.

2 A Amizade também é um relacionamento a três (Leia 1ªSamuel 20:42)

Um dos nossos maiores erros é procurar Deus apenas quando estamos em problemas. Qual é a dificuldade em viver uma vida com Cristo diária e não apenas nas aflições? Viver com Cristo todos os dias é também envolver Jesus e a Sua vontade em suas amizades. A amizade é sim um relacionamento a três. Muitas vezes a melhor forma de ajudar o seu amigo é orar pela vida dele. A intercessão é prova de uma grande amizade. E você já orou pelo seu amigo? Quantas vezes você dobrou o joelho, esqueceu dos seus problemas e lembrou da pessoa que está aos seus lados em tantos momentos? Ore pela sua amizade e ore para que Deus coloque boas pessoas no seu caminho. Nós podemos até mesmo não conhecer as pessoas muito bem no início de uma amizade, porém alguém melhor que Deus para conhecer o coração humano? Ele sabe de tudo! 

3 A Amizade envolve cuidado (Leia 1ª Samuel 23:17-18a)

Jonatas sabendo da intenção de Saul em matar Davi, adiantou-se em ir alertar o amigo e evitar que o mal lhe acontecesse. Jonatas cuidou de Davi e prometeu ajuda-lo no momento em que Davi assumisse o reinado. A amizade não envolve apenas bons momentos. Nós passamos por altos e baixos, e uma prova de amizade é estar ao lado daquele que necessita de ajuda. Não podemos confundir, é claro, o ajudar com ser cúmplice. Eu ajudo enquanto meu amigo estiver certo, caso ele esteja errado é meu papel de amigo corrigi-lo. Amigo que é amigo não passa a mão na cabeça de quem está errado. Orientar e ensinar o certo é nosso dever enquanto amigos de quem quer que seja. 

Bem amigos, é isso! Espero que essa reflexão seja tão abençoadora para você como foi para mim. Em relação a amizade não esqueça de três coisas:

-Os amigos são parte dos planos de Deus para sua vida espiritual
-Se você permitir, Deus colocará bons amigos no seu caminho
-Uma boa amizade nunca te tira dos caminhos do Senhor.

Que Deus nos abençoe,
Renan Cid


8 comentários:

  1. Muito bom seu post, poucas vezes vi sobre esse assunto em blogs evangelicos.
    Deus abençoe vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente poucas pessoas falam sobre amizade em um contexto bíblico, mas com certeza é um assunto muito rico... quem sabe não damos continuidade ao assunto?
      Grande abraço, Vanderleia!

      Excluir
  2. Um belo texto, filho de Deus. Prova duas coisas: Amizades verdadeiras existem; Mas é o tipo de coisa que não se encontra em qualquer esquina nem assim tão fácil. Está cada vez mais rara. Parabéns pelo blog. Quando quiser me visitar me sentirei honrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato a amizade é construída com o tempo e não podemos esquecer de construir nossas amizades na vontade de Deus.

      Excluir
  3. Lindo texto Renan existe amizades e amizades,como você mencionou..
    Deixo aqui meu carinho.
    http://reginaladydapaz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é verdade! Temos que escolher as melhores amizades. Aquelas que são enviadas por Deus.

      Excluir
  4. Muito bom esse texto sobre amizade irmão, Deus continue lhe inspirando e dando graça sempre.
    Paz em Cristo!

    http://www.ezequiel-domingues.blogspot.com.br/

    https://pt-br.facebook.com/ezequiel.dominguesdossantos.7

    ResponderExcluir